Atividades em altura – Época das Pirâmides do Egito

A muitos anos atrás, na época da criação das famosas Pirâmides do Egito, os homens já observaram a necessidade de criar equipamentos que pudessem fazê-los acessar obras de grande porte para execução de atividades em altura. Inclusive há passagens na Bíblia que cita a construção das pirâmides e outras obras faraônicas. Na época também existiam parapeitos, construídos para que os acidentes possam ser reduzidos, uma passagem na Bíblia em Deuteronômio 22.8 diz: Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito, no eirado (terraço), para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, se alguém de algum modo cair dela. Ou seja, desde aquela época havia uma preocupação com a segurança das pessoas para que não sofressem quedas em altura.

Atividades em altura construcao-piramides-do-egito    Atividades em altura construindo-piramide-do-egito

Atividades em altura – Estados Unidos em 1920

No ano de 1920 as construções nos Estados Unidos e Europa já cresciam em bom ritmo, nessas construções vários trabalhadores se arriscavam em atividades em altura para trabalhar sem proteção alguma, o resultado já podemos imaginar, na maioria dos casos acabava em fatalidade. Pesquisadores relatam que o responsável pela construção antes da obra já planejava os gastos, tempo e inclusive as perdas, ou seja, eles já sabiam que algumas pessoas poderiam morrer durante o processo, e nada faziam para a segurança dos trabalhadores, que ainda assim se arriscavam. Certo dia, para mudar a catastrófica realidade da época, um engenheiro que planejava a construção de uma ponte resolveu instalar uma rede de proteção para assegurar que os trabalhadores não sofressem quedas fatais, o resultado foi positivo, além de reduzir o número de mortes a obra foi concluída em tempo recorde.

Atividades em altura construcao-empire-state-1920  Atividades em altura A Derrick Gang at Work  Atividades em altura Laying a beam, Empire State Building, New York, c 1931.

Atividades em altura – A evolução das atividades em altura

Hoje em dia os trabalhos em altura são executados com a máxima segurança possível, a cada dia novos e mais modernos equipamentos estão surgindo no mercado em prol de aprimorar ainda mais as atividades dos trabalhadores que se envolvem com atividades em altura. Graças aos alpinistas novas técnicas e equipamentos foram sendo desenvolvidos, facilitando a escalada e os movimentos em altura. Muitas empresas estão empenhadas em oferecer produtos padronizados e testados, com segurança e prontos para uso, e muitas empresas oferecem também o treinamento para que os profissionais possam aprender técnicas e procedimentos adequados para executar trabalhos em altura, seguindo normas nacionais com certificação que comprovam a capacidade do profissional. Lembre-se sempre da importância dos EPI’s.

Atividades em altura trabalho-em-torres-metalicas  Atividades em altura ponto-de-ancoragem-curso-nr35  Atividades em altura linha-de-vida-vertical

A Engehall prima pela segurança dos seus alunos e pela aprendizagem e capacitação dos profissionais que forma, por isso desenvolveu o Treinamento NR35 – Trabalhos em Altura com máxima perfeição e segurança, ministrado por profissionais habilitados e altamente capacitados e treinados. Conheça nosso Curso NR35.

Fonte: Apostila Rangers e Wikipédia.