Acidentes típicos em alturaAcidentes típicos em altura. Muitos dos acidentes típicos em altura acontecem no momento em que os trabalhadores estão se deslocando em equipamentos de acesso, como andaimes, escadas, torres, telhados, plataformas elevatórias, dentre outros. Por isso é obrigatório observar as condições de segurança do equipamento, bem como a certificação do mesmo, seu funcionamento e também quanto a utilização correta.

Lembrando quem não só ocorrem acidentes devido aos equipamentos, pois as causas dos acidentes típicos em altura podem ter origem em aspectos relacionados a situação do trabalhador, ou seja, erro humano. Veja algumas causas abaixo.

Causas dos acidentes típicos em altura

Existem empresas e instituições que são especialistas em pesquisa e investigação de acidentes típicos em altura no trabalho, de acordo com algumas amostragens dessas organizações as causas mais frequentes de acidentes são:

Falta de capacitação dos profissionais – Muitos profissionais trabalham ilegalmente sem realizar o curso nr35 e por isso não são qualificados.

Falta de planejamento – Antes da execução de qualquer atividade em altura é necessário observar e estudar o local de trabalho, bem como as atividades que ali serão exercidas.

Falta de equipamentos – Não é possível realizar trabalhos em altura sem a utilizar de equipamentos que tem a função de auxiliar e dar mais segurança na execução das tarefas.

Falta de inspeção dos equipamentos – Os equipamentos devem possuir certificação e precisam estar em bom estado.

Falta de comunicação – A chave para a ordem e organização é a comunicação, a equipe precisa estar bem alinhada para que tudo dê certo.

Carga horária excessiva – O trabalhador deve estar apto e preparado para execução das atividades, o tempo de descanso precisa ser respeitado.

Pressa – A pressa é inimiga da perfeição, realizar atividades correndo podem representar riscos fatais, é preciso calma e concentração.

Consumo alcoólico ou drogas – O trabalhador precisa de todos os sentidos e total controle da mente e corpo para execução de suas atividades.

Exemplos de acidentes típicos em altura

Acidente em escada

Acidente em andaime

Acidente em plataformas elevatórias

 

Fonte: Apostila Rangers