Dicas para escapar de um incêndio

Em acidentes que podem gerar incêndios em casas ou prédios residenciais é necessário tomar algumas providências que podem ser fundamentais para garantir a segurança dos ocupantes no momento da fuga. Veja abaixo algumas dicas que irão ajudar para tomar as corretas providências ao escapar de um incêndio:

– Primeiramente retire-se do local o mais rápido possível, feche as portas e janelas que estiverem no caminho sem tranca-las, isto pode evitar que o ar entre aumentando ainda mais o fogo.

escapar de um incêndio saia-do-local-de-incendio

– Em segundo lugar se possível feche o registro de gás, desligue a chave geral e os equipamentos elétricos que estiverem funcionando.

desligue-a-chave-geral-em-incendios

– Caso o ambiente esteja ocupado por fumaça, abaixe-se ao nível do piso e rasteje em direção a saída, com um pano molhado para cobrir o nariz.

abaixe-se-para-escapar-da-fumaca

– Não utilize em hipótese alguma o elevador, utilize as escadas e não suba nos andares superiores, salvo se a descida estiver realmente bloqueada.

nao-utilize-elevadores-em-incendios

– Toque a porta com as mãos para observar se está quente, se estiver evite utilizá-la, vede as frestas por onde a fumaça estiver entrando com ajuda de panos molhados.

feche-a-passagem-de-fumaca-em-incendios

– Mantenha-se vestido e molhe suas roupas, caso seja atingido por chamas atire-se para o chão e role, se possível envolver-se em cobertor.

utilize-roupas-molhadas-em-incendios

– Lembre-se sempre de manter a calma e não tentar pular do prédio, o socorro na maioria das vezes chega rápido.

procedimentos-em-caso-de-incendio

Fonte: Corpo de Bombeiros do Ceará e Revista Dicas de Emergência.
Ilustrações: Beto Soares/Estúdio Boom