Dicas de Segurança em Estádios. O esporte mais famoso do mundo atrai cada vez mais torcedores nos estádios, quando o momento do time é favorável este número pode aumentar ainda mais. É o que acontece em Minas Gerais atualmente, seus dois principais clubes vivem excelente fase, Cruzeiro e Atlético estarão hoje no palco da final da copa do Brasil, retendo atenção de todo o país. Os privilegiados que assistirão ao jogo de dentro do estádio precisam ter alguns cuidados para que um momento alegre não possa causar nenhum acidente.

Devido ao grande número de torcedores presentes no jogo, algumas medidas necessárias precisam ser respeitadas para garantir a segurança de todos. Veja a seguir:

Dicas de Segurança em Estádios – Nas proximidades do estádio antes do jogo

– Procure sempre andar em grupo. Se possível combine com amigos e/ou conhecidos de ir juntos até o estádio, evitando caminhos onde possivelmente poderá encontrar brigas.

– Não leve objetos que podem causar ferimentos em caso de tumulto, como guarda-chuvas com ponta, rádios grandes, garrafas térmicas, dentre outros.

– Se estiver acompanhado de crianças, fique atento e segure-as sempre pelo colo, mão ou braço, se possível identifique-as com pulseiras com informações necessárias como nome, telefone e/ou endereço.

– Caso encontre tumultos ou brigas, afaste-se o mais rápido possível e encontre um local seguro.

– Mantenha-se atento caso alguma pessoa se aproximar de maneira estranha, pois a pessoa pode estar prestes a cometer alguma ação criminosa.

– Tenha atenção com carteiras e/ou outros objetos em bolsos, principalmente os bolsos traseiros.

– Evite utilizar roupas de torcidas organizadas em locais onde pode causar brigas ou tumultos.

Dicas de Segurança em Estádios – Durante o jogo

– Quando estiver dentro do estádio procure tomar conhecimento das rotas de fuga devidamente sinalizadas, pois em caso de tumulto você conseguirá sair do local mais rápido e com segurança.

– Não atire objetos no campo ou em qualquer outro local.

– Siga as orientações dos profissionais uniformizados para garantir a segurança das pessoas em caso de tumultos, afaste-se o mais rapidamente possível do local ou setor atingido pela confusão.

– Em caso de ferimentos, agressão ou alguma emergência, não exite em contactar o SAMU, Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar, bem como atos de violência física ou verbal que podem ser comunicadas a qualquer autoridade mais próxima ou funcionários do estádio destinados ao auxílio dos torcedores.

Dicas de Segurança em Estádios – No fim do jogo

– Espere o fluxo de pessoas reduzir para se retirar do local, evitando tumultos. Principalmente quando acompanhado de crianças busca sair com mais tranquilidade.

– Ao deslocar-se para o meio de transporte ou andando até seu destino, se possível escolha o caminho onde tenha policiais posicionados realizando a segurança do local.

Qualquer problema ligue:

Polícia Militar – 190
SAMU – 192
Corpo de Bombeiros – 193

Fonte: Revista dicas de emergência