bonequinho cordaHemorragia Interna e Externa por Trauma

Qualquer tipo de sangramento ocorrido por lesões dos vasos sanguíneos é denominada uma hemorragia. As hemorragias podem ser divididas em internas e externas, as duas são extremamente graves, podendo inclusive levar a morte.

Hemorragias internas

Estes sangramentos acontecem em estruturas internas, como no abdome e tórax. Devido a lesões traumáticas e vísceras o sangue perdido não será visível.

Hemorragias externas

Visível ao exame primário do paciente, este tipo de hemorragia possui sangramentos nas superfícies exteriores.

Como identificar uma hemorragia?

O sangramento por hemorragia externa é identificado com mais facilidade, já que com o ferimento podemos ver o ponto de sangramento. Nos casos de hemorragia interna, é mais difícil identificar, pois em traumas como colisão de automóvel, quedas em altura, dentre outras, as hemorragias internas podem ocorrer apenas com a dor no local.

Lembre-se: O melhor tratamento para qualquer trauma é a prevenção.

Hemorragia Interna e Externa por Trauma

Primeiros Socorros

Caso esteja tratando de uma hemorragia externa, a prioridade consiste em controlar o sangramento, seja com uma compressão com gaze, ou um pano limpo sob o local do sangramento.

Após realizada a compressão, a vítima deve ser acomodada em local tranquilo, ou deve ser encaminhada para uma unidade de pronto socorro, sempre mantendo a compressão, que deve continuar mesmo que o sangramento tiver parado.

Em suspeitas de hemorragia interna deve ser solicitada ajuda de um médico profissional habilitado. Contudo, na dúvida em casos onde a vítima permaneça com sintomas em caso de trauma, é indicado procurar uma unidade de pronto socorro.

Lembre-se de que há casos em que as vítimas podem apresentar sangramentos sem possuírem os sintomas de hemorragias, em caso de dúvida não exite em procurar um atendimento médico.

O que não deve ser feito?

Não aplique produtos como café, açúcar, dentre outros no sangramento, pois isto não impede o sangramento e pode atrapalhar a avaliação do especialista

Não deixe de solicitar ajuda de um médico especialista se o sangramento parar, pois pode ser uma pausa temporária.

Fonte: Revista Emergência