Como perder o medo de altura

local alto

O medo de altura parece simples, mas ele pode te impedir de fazer muita coisa. Trabalhar em altura, saltar de paraquedas, ou até mesmo andar de elevador. Você já pensou quantas experiências legais você pode perder por ter medo de altura? É natural sentir aquele frio na barriga quando se olha para baixo em um prédio de quinze andares, por exemplo. Mas o medo de altura em excesso também pode ser uma fobia que provoca sensações paralisantes. Nesse artigo você vai saber como perder o medo de altura. 

Acrofobia: medo de lugares altos  

Acrofobia é o nome científico para o medo excessivo de altura. Ela é classificada como um tipo de transtorno de ansiedade. O medo de altura é natural. Mas quem tem acrofobia experimenta sensações de medo excessivo e desproporcional. Mesmo em atividades simples, como subir escadas, o medo irracional pode desencadear uma série de sintomas físicos e psicológicos. 

Em casos mais brandos, você pode sentir tremores, enjoo ou tontura, sudorese, falta de ar, e até mesmo um aperto no peito que pode ser similar a uma taquicardia. 

Além disso, sentimentos de extrema ansiedade e pânico podem acompanhar o acrofóbico quando ele é exposto a lugares altos. 

 

O que causa o medo de altura?

trabalhadores dando manutenção em local alto

Nosso corpo tem sensores que alertam o cérebro sobre as situações de perigo. Mas para as pessoas que possuem medo de altura, esse alerta é mais intenso.

Dessa forma, mesmo sem um perigo real, a pessoa pode se sentir extremamente desconfortável. Em alguns casos, o medo excessivo é reflexo de alguma experiência traumática vivida na infância, ou em algum acidente. Nosso cérebro registra situações passadas de perigo, e quando experimentamos algo parecido, ele recupera a memória e o corpo reage em defesa. 

O diagnóstico de acrofobia é feito por um profissional da psicologia ou psiquiatria. Ele avalia na consulta o quanto o medo do paciente interfere nas tarefas que o paciente precisa realizar, atrapalhando o andamento da sua vida. 

Como tratar a fobia de altura?

Após o diagnóstico de fobia confirmado por especialista, o tratamento pode incluir uma série de técnicas como a terapia e também o uso de medicamentos relaxantes. 

Mas existem outras medidas práticas que podem ajudar a desenvolver uma confiança maior diante do medo. Imagine só: poder fazer inúmeras coisas, com liberdade e espontaneidade, que antes você não conseguia fazer por causa do medo de altura?

Se o seu trabalho envolve alguma atividade em altura, por exemplo, você perde oportunidades profissionais e financeiras. 

Mas, como perder o medo de altura?  Vamos te dar algumas dicas práticas agora 

Aceite e compreenda seu medo

A terapia é essencial para compreender a origem da sua relação com altura e ressignificar acontecimentos traumáticos. Aceitar sua vulnerabilidade é o primeiro passo para diminuir a ansiedade. Com paciência você consegue entender quais os gatilhos da sua fobia

Se Prepare antes de qualquer exposição a altura 

Se você sabe que vai enfrentar alguma situação que vai te expor à altura, programe-se. Tente saber mais sobre o local, ou atividade. Faça alguma atividade relaxante e mantenha sua mente tranquila. 

Se exponha aos poucos

É importante enfrentar o medo, mas enfrentá-lo aos poucos. Respeite seus limites, mas não deixe o medo te paralisar. Você não precisa enfrentar grandes alturas. Vá aos poucos. Vença um desafio por vez e gradualmente você vai se acostumar com a sensação de estar em um lugar mais alto. 

Tire alimentos estimulantes da sua alimentação

Alguns alimentos têm substâncias altamente estimulantes. Isso quer dizer que ingeri-los pode aumentar sua energia e te deixar mais propenso à ansiedade. Cafeína, alimentos com alto teor de açúcar e bebidas estimulantes, podem reforçar os sentimentos de medo. 

Procure ajuda 

Pedir ajuda não é fraqueza. Ninguém consegue alcançar seus objetivos sozinho. Dividir o problema com um amigo que entenda, traz conforto e calma.

Além disso, procurar um profissional qualificado é o ideal para identificar os gatilhos da fobia. Dessa forma, é possível encontrar meios práticos de superar o medo de forma saudável.

 

Trabalho em altura x fobia de lugares altos  

trabalhador em guindaste alto

Toda atividade feita acima de 2 metros do solo é considerado trabalho em altura e precisa ser regulamentado. A norma regulamentadora NR35 é responsável por estabelecer as diretrizes para um trabalho em altura seguro. 

No Brasil, 40% dos acidentes de trabalho envolvem altura, por isso, o medo de trabalhar em altura é bem real. Mas esse medo pode ser reduzido com o suporte que as medidas de Segurança do Trabalho oferecem. 

O Ministério do Trabalho criou normas regulamentadoras para a gestão de procedimentos em vários segmentos econômicos. Elas garantem que todos os processos sejam feitos de forma segura, preservando a integridade física dos colaboradores. 

Trabalhar em altura é viver diariamente a tensão de estar exposto a quedas. Mas se você tem uma série de medidas de prevenção e controle de acidentes, a tensão diminui. Para isso, o treinamento NR 35, além de mostrar a aplicabilidade da norma, te garante segurança emocional e física para concluir seu trabalho. 

Como o treinamento NR35 te dá mais segurança no trabalho em altura?

A norma determina que o treinamento deve ser obrigatório para todo trabalhador que exerce atividade acima de 2 metros do solo. O treinamento é ministrado por um profissional tecnicamente habilitado, que dá orientações teóricas e práticas em uma carga horária mínima de 8 horas. 

Dentro do conteúdo programático, são abordados tópicos essenciais para implementar um processo seguro de trabalho. Esse conhecimento dá respaldo para o profissional trabalhar com segurança, superando o medo de altura. 

No treinamento você vai aprender: 

Como fazer uma análise de Risco: Uma ferramenta que você pode usar para identificar os riscos com antecedência, observando as condições do local e o grau de risco da atividade. 

Implementar Medidas de controle: Após um mapeamento dos riscos, medidas de controle dos riscos e procedimentos de prevenção são abordados para minimizar e eliminar os riscos. 

Procedimentos de prevenção dos riscos e como usar os Equipamentos de proteção individual e coletiva: Você vai conhecer todos os procedimentos necessários para o trabalho em altura e os equipamentos que precisam ser usados para desenvolver a atividade em segurança;

Como agir em situações de emergência: O treinamento também te prepara para reagir em situações de emergência, com treinamento em primeiros socorros. 

Todo esse treinamento vai te deixar mais seguro para superar o medo de altura, caso precise realizar alguma atividade acima de 2 metros do solo. 

Sobre o autor:
Marlon Pascoal Pinto

Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho Crea: 172.438/D MG

Compartilhe esse post:

Outros Posts

Uncategorized

PCMSO: O que é e como fazer

  O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é uma exigência trabalhista que contribui para a saúde do trabalhador. Ele é regulamentado pela

CURSO NR35

R$ 199,00
R$ 147,00
icon 002