O que é talabarte de segurança e posicionamento?

homem usando talabarte de segurança e posicionamento

Se você trabalha em altura, ter segurança é uma prioridade na sua rotina. Mas será que só o cinto de segurança é o suficiente para sua proteção individual? O talabarte de segurança é um Equipamento de Proteção Individual – EPI essencial para o uso do cinto no trabalho em altura. Conectado ao cinto, como uma extensão dele, e a um ponto de ancoragem, a proteção contra queda é garantida. Você sabe o que é um talabarte de segurança e posicionamento? Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre talabarte e sua importância para a segurança do trabalho.

soldador-de-acesso-por-corda-industrial-trabalhando-em-altura-usando-equipamento-de-seguranca-de-capacete-de-arnes-inspecao-de-acesso

O que é um talabarte de segurança 

O talabarte é um equipamento que fica conectado no cinto de segurança tipo paraquedista. Ele prende o trabalhador e um ponto de ancoragem, para reter a queda ou dar mais segurança no posicionamento. 

3 Tipos de talabarte 

Existem 3 tipos de talabarte que são mais comuns: simples, duplo e de posicionamento. Todos eles ficam presos no cinto de segurança tipo paraquedista, e a um ponto de ancoragem. 

Talabarte simples (I)

Esse modelo de talabarte é mais leve, e por isso dá mais conforto ao trabalhador. Ele é mais indicado a atividades que não precisam de deslocamento, pois tem apenas uma alça, permitindo conexão com um ponto de ancoragem apenas.

Talabarte-em-I-Elástico-com-ABS-gancho-55-mm

Talabarte duplo (Y)

O talabarte duplo é um modelo com duas alças, que funciona como talabarte sim, mas com dupla ancoragem. Dessa forma, o trabalhador consegue se deslocar com facilidade. 

Esse modelo oferece mais segurança ao trabalhador em atividades com movimentações verticais ou horizontais. O modelo simples (I) restringe um pouco a movimentação do trabalhador em algumas atividades.

Talabarte-em-Y-Elástico-com-ABS-gancho-55-mm

Talabarte de posicionamento

O talabarte de posicionamento tem uma função específica. Ele funciona como um dispositivo que permite um posicionamento adequado para o trabalhador realizar o trabalho em altura. É ele que mantém o trabalhador fixo e permite que ele fique com as mãos livres durante a atividade. 

Usar o talabarte de posicionamento não dispensa o uso dos outros talabartes, como o duplo, por exemplo. Isso porque o talabarte de posicionamento não retém a queda, e nem permite muitas movimentações. 

Esse modelo é formado por corda ou fita de material resistente (nylon, poliamida ou poliéster), ganchos de travas, e um regulador do comprimento da fita.

Talabarte-em-Corda-de-Posicionamento

Como usar o talabarte? 

O talabarte é um dispositivo que funciona junto com o cinto de segurança tipo paraquedista. 

Ele se conecta no trabalhador e em um ponto de ancoragem no local onde vai ser realizado o trabalho.

 Você conecta o talabarte às duas argolas de fixação que estão nas laterais do cinto, e o ideal é que o gancho do regulador seja preso a uma das argolas do cinto. 

Atenção: a conexão do talabarte ao cinto deve ser realizada em solo para evitar acidentes. Com auxílio do trava quedas, outro EPI essencial, o trabalhador pode se conectar à estrutura que vai trabalhar.

 Ele deve soltar o mosquetão, ou gancho diverso do regulador, e em seguida deve envolver a estrutura pelo corpo do talabarte de posicionamento. Já o gancho que foi solto se conecta à segunda argola lateral do cinto. 

Como se posicionar com o talabarte 

O posicionamento é feito em referência à distância adequada entre o trabalhador e a ancoragem. O trabalhador deve puxar a alavanca de regulagem e projetar seu peso no sentido do talabarte. 

Para se aproximar, fazendo o movimento inverso, a tensão do peso do trabalhador deve ser aliviada. Depois basta puxar a ponta da corda e projetar um ângulo de 90 graus.

Qual a diferença entre o talabarte de segurança e posicionamento e o trava queda? 

O trava queda é um equipamento de retenção de queda que também é conectado ao cinto de segurança e ao ponto de ancoragem. Como o nome já diz, ele funciona como um dispositivo que impede a queda, caso aconteça algum desequilíbrio. 

O talabarte também é um dispositivo que retem a queda. Mas quando o trabalhador escorrega em uma atividade, por exemplo, o trava queda impede a queda imediatamente. Já o talabarte trava a queda depois de um tempo. Dessa forma, a distancia entre a queda e o momento da retenção é maior. 

Outra diferença é que o talabarte também tem a função de permitir o deslocamento do trabalhador durante as atividades. Por ele ter um comprimento de folga entre o cinturão de segurança e o ponto de ancoragem, o trabalhador pode se movimentar com segurança. 

Como escolher um talabarte? 

A escolha de um EPI deve ser feita com respaldo técnico e muito critério. Todo talabarte deve ter Certificado de Aprovação válido, que atesta a qualidade do equipamento. Você pode consultar pelo site do Ministério do Trabalho AQUI

Além disso, é preciso conhecer as especificidades da atividade. Qual distância você precisa tomar da estrutura para fazer seu trabalho? Você precisa de uma fita mais extensa ou mais curta? São perguntas que auxiliam na escolha do equipamento adequado. 

Considerar a resistência do equipamento também é essencial para garantir a segurança. No caso da corda, por exemplo, é preciso avaliar se ela tem uma capa protetora de tecido sintético para ajudar a prolongar sua vida útil. Também é necessário considerar o peso e tipo físico do trabalhador. 

A importância do talabarte para o trabalho em altura

O risco de queda é uma possibilidade diária para quem trabalha em altura. Mas é possível trabalhar de forma segura, e sair ileso no fim do expediente. Além do planejamento e mapeamento dos riscos e das medidas de prevenção, o trabalhador pode contar com equipamentos que garantem a segurança na hora da ação. 

Como vimos, o talabarte é aquele equipamento que garante uma conexão com um ponto seguro. O trabalhador pode fazer o que for preciso com segurança, sem aquela tensão que o risco da queda provoca naturalmente. 

Dessa forma, buscar conhecer e se capacitar em todas as regulamentações do trabalho em altura é a primeira medida de prevenção. 

A NR35 é a norma regulamentadora que o Ministério do Trabalho criou para estabelecer os parâmetros para um trabalho em altura seguro. Além do caráter obrigatório, a aplicação da norma garante segurança a todos os envolvidos nas atividades em altura. 

Ela também determina um treinamento, de no mínimo 8 horas, que capacita o trabalhador com técnicas de análise de risco, aplicação de medidas de prevenção e no uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos.  

Agora você já sabe o que é um talabarte de segurança e posicionamento e o quanto ele é um Equipamento de Proteção Individual que garante sua segurança no trabalho em altura.

Sobre o autor:
Picture of Marlon Pascoal Pinto

Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho Crea: 172.438/D MG

Compartilhe esse post:

Outros Posts

Uncategorized

PCMSO: O que é e como fazer

  O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é uma exigência trabalhista que contribui para a saúde do trabalhador. Ele é regulamentado pela

CURSO NR35

R$ 199,00
R$ 147,00
icon 002